Quem não gostaria de ter uma vida financeira estável, sem dívidas e ainda com dinheiro no bolso.
A boa notícia é que isso é possível para qualquer pessoa, e se você seguir os 10 passos a seguir, certamente conseguirá
1. Tenha objetivos financeiros
Se pergunte primeiro, o motivo de você querer ter uma boa vida financeira. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo.
No curto prazo o principal objetivo é criar a sua reserva de emergência. No médio prazo, poderia ser a compra de um carro ou uma viagem dos sonhos. E no longo prazo a sua aposentadoria.
2. Faça seu controle financeiro
Coloque tudo no papel ou numa planilha tudo o que você tem gasto nos últimos três meses e os seus gastos atuais. Analise e verifique se está gastando demais com mercado por exemplo e estabeleça metas para as suas despesas. E por último acompanhe todos os seus gastos para garantir que estejam dentro das metas definidas.
3. Faça uma reserva de emergência
Para se assegurar dos imprevistos da vida, é sempre importante manter uma reserva de dinheiro que pode ser usada a qualquer momento em caso de problema de saúde, batidas de carro, perda de emprego, ou seja, tudo que é imprevisível.
Para isso, você precisará calcular qual o seu custo para viver por um mês e multiplicar entre 6 a 12 vezes.
Exemplo:
Supondo que seu gasto mensal com contas básicas como luz, água, condomínio, mercado e financiamento imobiliário seja de R$ 2.000 por mês. Isso significa que você precisa ter uma reserva de emergência de no mínimo R$ 12.000.
Lembrando que deve ser considerado apenas contas básicas, tudo que é supérfluo é importante que você evite gastar, ainda mais quando estiver numa situação de emergência.
Além disso, ter uma reserva de emergência trará mais tranquilidade para a sua vida.
4. Invista em você mesmo
Todos devem saber que o conhecimento é um dos investimentos mais importantes que uma pessoa pode fazer. Então para você aprender a organizar a sua vida financeira, você precisará estar sempre estudando sobre assunto.
De nada adiante ter o dinheiro para investir e não saber o que fazer com ele, por isso, é fundamental saber pelo menos o básico sobre educação financeira, para saber lidar com o seu dinheiro.
Por isso, acompanhe sempre o blog e compre bons livros como “Pai Rico, Pai Pobre” ou “Os segredos da mente Milionária” ou ainda o livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” da Nathalia Arcuri.
5. Seja disciplinado
Muitas das vezes sempre que começamos algo, ficamos entusiasmados no inicio, mas depois de um certo tempo deixamos um pouco de lado.
Mas em relação a sua vida financeira, o que você fará vai determinar como você vai viver no futuro.
Então toda vez que você sair da linha pense o seguinte: Eu quero estar trabalhando até os meus 70 anos, me aposentar com o pouco do dinheiro que o INSS vai me dar e não ter mais tempo, nem energia e nem dinheiro para usufruir do que resta da minha vida. Ou vou ser disciplinado e parar de trabalhar aos 50 ou 55 anos, ou a idade que quiser e aproveitar a vida como sempre quis, sem me preocupar com dinheiro.
6. Equilibre as suas contas e objetivos
De nada vale investir no futuro e não viver bem o presente. Por isso, é importante separar o dinheiro para investir em lazer, e incluir nos objetivos de médio prazo, algo que você sempre quis, como uma viagem a Europa.
7. Comece investindo em renda fixa
Todo investidor iniciante deve aprender a investir em renda fixa primeiro. Começando com a reserva de emergência que pode ser aplicada em investimento com liquidez imediata como CDBs e Tesouro Selic, que possuem um rendimento baixo, mas podem assegurar pelo menos a inflação.
Após constituir a sua reserva de emergência, o próximo passo é começar a investir em títulos de renda fixa de prazo maiores, garantindo uma rentabilidade maior, mas que só poderão ser utilizadas ao final do prazo do investimento entre 6 meses a 5 anos.
8. Invista em renda variável
Após consolidar a sua carteira de investimento em renda fixa, é hora de começar a investir em renda variável. Saber investir em bolsa exige um conhecimento maior, mas depois de ter seguido todos os passos anteriores, nesse momento você será mais capaz de aprender sobre.
Não importa se você é um investidor mais conservador, todos devem ter uma parte do patrimônio investido em ações. O que muda é o quanto será aplicado.
Quantos mais jovem formos, mais o tempo está a nosso favor e por isso, podemos investir mais em ações. Por outro lado, quanto mais velho formos, menor será a nossa parcela de investimento em ações. Então analise, e faça uma boa estratégia de investimento.
9. Acompanhe a sua carteira
Para alcançar todos os seus objetivos, é importante estar sempre atento e aprender a balancear a sua carteira de investimento com o passar do tempo para ajustar a sua vida financeira.
10. Seja feliz
Esteja em paz consigo mesmo e corra atrás de todos os sonhos e acima de tudo seja feliz, pois só assim, quando você tiver a sua independência financeira, poderá desfruta-lá completamente.
Espero que esse artigo seja de grande ajuda para a sua vida, e não deixa de me seguir nas redes sociais para mais dicas.
Assine a nossa Newsletter
Siga-me nas redes sociais e no instagram